sábado, 6 de dezembro de 2008

Letramento Digital e Ensino




Na vida moderna, as tecnologias de comunicação tem modificado as atividades. Essas modificações tem mudado o processo ensino/aprendizagem. As ferramentas tecnológicas (computador, lógicas (computador, internet, cartão magnético, caixa eletrônico, etc, na vida social tem exigido aos cidadãos a aprendizagem de comportamentos e raciocínios específicos.
O letramento digital surge como uma necessidade para o desempenho dos educadores. Devem formar alunos a viverem como cidadãos neste novo milênio, cada vez mais cercado por máquinas eletrônicas digitais.
“... o mais recente desafio pedagógico que se coloca para educadores e lingüistas: letrar digitalmente uma nova geração de aprendizes, crianças e adolescentes que estão crescendo e vivenciando os avanços das tecnologias de informação e comunicação”.
(Antônio Carlos dos Santos Xavier)

Desafio pedagógico educadores e lingüísticos: Letras digitalmente uma nova geração de aprendizes, crianças e adolescentes que estão crescendo e vivenciando os avanços da tecnologia de informação e comunicação. Mundo das máquinas.
A escola hoje tem duas prioridades: alfabetizar e letrar as pessoas. A escola com o auxílio dos meios de comunicação (rádio, TV, jornais, revistas, etc) e agora modernos como, (internet, CD, DVD, CD Rom) ajuda a consolidar a cultura da escrita. A escola seleciona os conteúdos, organiza os programas e meios de aprendizagem, estabelece estratégias de como devem proceder aqueles que ensinam e os que devem responder aqueles que ensinam e aqueles que aprendem.
O educador deve fazer uso do conhecimento do mundo do educando que possui relação com a língua escrita, assim ele poderá alfabetizar letrando.
A aquisição do letramento alfabético, é indispensável aqueles que querem viver bem nas sociedades que super valorizam a escrita. Alfabetizar se faz letrando.
Letramento é a capacidade de enxergar além dos limites do código, fazer com informações fora do texto falado e escrito, e vivenciá-las à sua realidade histórica, social e política é características de um indivíduo plenamente letrado.
Precisamos estar inseridos no mundo digital. Compreendê-lo com clareza. Conhecer e lidar com a máquina é um desafio para a educação. Respeitar o conhecimento do aluno é importante e o interesse é maior. Letramento digital é perspectiva de futuro. Usar a máquina ou expressar a máquina...
A prática pedagógica e o perfil do professor hoje:
· Pesquisador, não mais repetidor de informação;
· Articulador do saber, não mais o fornecedor único do conhecimento;
· Gestor de aprendizagem, mais instrutor de regras;
· Motivador da “aprendizagem pela descoberta”, não mais avaliador de informações empacotadas a serem assimiladas e reproduzidas pelo aluno.
Equipamentos digitais possibilita reinventar o cotidiano. Estamos no século do conhecimento. Letramento digital é apropriação e domínio do letramento alfabético pelo individuo. Buscar conhecimento, atender desejos, textualidade.
Avanços tecnológicos são economias de tempo e papel. Jeito novo de aprender: ensino dinâmico, professor articulador, trabalho em equipe, participação ativa do aluno, aprender e aprender. Letramento digital é fazer indivíduos economicamente mais produtivo em espaços educacionais variados para enfrentar desafios (alfabetizar, letrar e letrar digitalmente o maior número de pessoas preparando-os para atuar no século do conhecimento.
Unaí, 06/11/2008

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